sexta-feira, 25 de maio de 2012

ESCLARECENDO OS FATOS

Admiro a presteza com que algumas pessoas se tornam algozes de outras sem no entanto demonstrar seu verdadeiro interesse, a  obscuridade por trás de seus atos. Admiração reprovativa se é que assim podemos chamar. Por exemplo, conheci pessoas em Rodolfo Fernandes que até meados do ano de 2011, elogiavam a administração da Prefeita Bernardete Rego e a atual gestão desta Casa do Povo, no entanto, foge-nos o entendimento da aversão que hora esses dois poderes causam a estas pessoas. No entanto, acredito e admito estar certo de que isto faz parte da democracia e do "amadurecimento" de determinados cidadãos. mas esclareço como Assessor Parlamentar que a íntegra dos trabalhos legislativos, em nenhum local, exceto se fugir do meu humilde conhecimento é transcrito. Se observarmos no congreso nacional há o resumo dos atos e em locais específicos estão os projetos e demais matérias legislativas, mas devemos ter a noção de que a diferença dos recursos disponíveis para este tipo de transparência não dá para comparar.
Desta feita, acredito ser de interesse da população participar das sessões e verificar "in loco" os trabalhos de cada parlamentar. O intuíto deste espaço e levar ao povo o que está ocorrendo na câmara municipal, incentivando para mais e mais pessoas passem a assitir as sessões.
No entanto, se realmente há a demanda citada pela transparência e publicação de tudo que ocorre nas sessões, então vamos todos usar do direito de ter as sessões transmitidas via FM COMUNITÁRIA que se formos buscar na legislação pertinente as difusão das rádios desse tipo é de direito da população em ser informada de toda e qualquer ato que lhe diga respeito e que esteja dentro de cunhos culturais, educativos, democráticos e que permitam a todos o direito democrático a informações.
Acredito que a atual gestão da Casa do Povo está sim fazendo história, permitindo neste espaço a divulgação dos atos normativos do legislativo, o que está de comum acordo com o princípio da publicidade previsto inclusive na Constituição Federal. Há também toda uma transparência e o livre acesso de qualquer cidadão aos documentos da câmara, inclusive requerimentos, projetos, indicações, enfim toda e qualquer proposição seja do legislativo ou do executivo. Ao nosso ver o que falta é o devido interesse para acompanhar os trabalhos e fazer as devidas comparações.
É livre o acesso do povo a sua casa, só não vai quem não quer ou quem não reside no município. Mas lembrem-se: "todo o poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido". É garantia constitucional.
 

SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 25/05

A sessão de hoje na Câmara Municipal contou com a presença dos nove vereadores, na pauta o projeto de lei de nº. 007/2012 que cria a coordnadoria municipal da defesa civil, que em caráter de urgência foi aprovado para que o Executivo possa pleitear recursos junto aos governos do Estado e Federal com vistas a amenizar os efeitos da seca no município, também constavam na pauta projetos de resolução que concedem títulos de cidadão rodolfense a juízes do Tribunal Regional Eleitoral do RN, são eles: O presidente Dr. Saraiva Sobrinho; Dr. Ricardo Procópio, Dr. Nilson Cavalcanti e o Dr. Vivaldo Procópio.
Presidente Marcos Luiz
O presidente enaltece a importância do Projeto de Lei que cria a coordenadoria para a defesa civil e regimentalmente discute com os demais vereadores a importância do mesmo. Marcos também fala sobre os títulos de cidadão que foram aprovados ressaltando com o complemento do Vereador Manoel Cavalcante que os nobres membros da Corte Eleitoral do Estado já foram juízes na Comarca de Apodi, prestando relevantes serviços a população da região. Somente o vereador Victor Mendonça foi contra os projetos sob a alegativa de não conhecer nenhum dos juízes e não achar que os mesmos já tenham prestado algum serviço ao município para merecer a honraria.
  Vereador Manoel Cavalcante - PMDB

O Vereador Manoel Cavalcante foi o primeiro a usar a tribuna e fez homenagem ao PMDB que fez aniversário, completando 46 anos de fundação, o que foi comemorado em sessão no Congresso Nacional nesta O parlamentar enfatizou a importância do Deputado Henrique Alves e fez alusão a convenção do partido no vizinho município de Severiano Melo.
 Vereador Victor Mendonça - DEM
O vereador Victor parabenizou a cehfe do Executivo, Prefeita Bernardete Queiroz pela aquisição de veículos para o município e disse esperar que os mesmos venham a servir a população e não para levar pessoas par churrascos, defendeu a criação de uma comissão para estudar os problemas da seca no município e foi aparteado pelo presidente Marcos que citou o projeto em pauta tratar-se deste tema. Victor citou ainda o problema na construção de casa populares.
Vereador Wilson Filho - PMDB
O Vereador Wilson Filho, enalteceu o discurso do colega Manoel Cavalcante e também prestou homenagem ao seu partido o PMDB. Wilson lamentou o que ocorreu na sexta feira dia 18/05, onde os vereadores Victor Mendonça e João Wadnio simplesmente se retiraram do recinto da Casa do Povo e boicotaram a sessão, o parlamentar disse que como cidadão sentiu-se traído e que isto o deixou triste e que jamais imaginou esse tipo de comportamento, principalmente do Vereador Victor, que já falou em plenário que não participa de congresso e encontros nas sextas feiras por ser de obrigação do vereador estar na sesão. Wilson pediu esplicações aos colegas pela atitude tomada. 
O jovem parlamentar fez convite a todos os colegas, funcionários da Casa e população e mgeral para participarem da audiência pública amanhã 26/06 às 14:00 horas no plenário da Cãmara, tendo como palestrante o jovem e promissor Reitor da Universidade Federal Rural do Semi Árido -UFERSA.
Na ordem do dia os projetos constantes da pauta foram aprovados. 

quinta-feira, 24 de maio de 2012

LEGISLATIVO REJEITA CONTAS DO EXECUTIVO


Goreti chama Vereadores de traidores e conclama Flaviano a se unir com ela

No programa em dia com os fatos na FM Luta por telefone e já em Natal, a prefeita Goreti Pinto disse que está tranqüila com relação a desaprovação das contas pela CMA, e disse que foi traída por Vereadores que sentaram com ela a mesa e prometeram aprovar suas contas, afirmando que iria até a Justiça recorrer da decisão dos Vereadores.
De forma veemente ela defendeu o nome de Flaviano Monteiro afirmando que ambos estão passando por perseguição política, conclamando Flaviano a se unir com ela, ou ela apoiando ele, ou ela apoiando ele.
Em tom de desabafo ela disse: “Flaviano vamos nos unir para vencer essa vagabundagem”
Goreti nominou os dois Vereadores que foram fieis com ela, Nilson Fernandes e Arnaldo Costa, afirmou que ontem mesmo esteve reunida com alguns Vereadores, e que lamenta essa atitude desses que os traíram conclamando a população bacural a não votar nos traidores da “família bacural”
A prefeita ainda atacou políticos locais, sempre frisando que é seria preciso mostrar aos Vereadores o valor da mulher, dizendo que esse fato de forma alguma a abalaria e seguiria firme no seu caminho.
“Quero tranqüilizar a todos, esse é mais um desafio em minha vida que vou vencer, afirmando que o trabalho como prefeita iria continuar” encerrou Goreti Pinto.

Por 7x2 Goreti Pinto tem contas rejeitadas e fica inelegível por oito anos




Projeto de Resolução 005/2012 – Contas da PMA 2009/2010
- O Primeiro usar da palavra foi o relator da comissão Ângelo de Dagmar que leu na plenária o parecer da comissão de finanças e orçamento, apresentando dados técnicos, concernente a prestação de contas, com a leitura de um longo parecer aos senhores Vereadores, sendo o referido parecer contrario a defesa da prefeita e a favor da desaprovação de contas da Excelentíssima Prefeita Goreti Pinto.
- Após leitura do parecer iniciou a discussão dispensadas pelos Vereadores, seguindo para a votação secreta. Sendo reprovadas por 7x2, ou seja, contas reprovadas, ficando inelegível para os próximos oito anos.
Veja parte do Parecer da comissão:
"[...]Diante de todo o exposto, voto por não acolher os argumentos apresentados pela defesa da Prefeita, portanto, OPINANDO PELA MANUTENÇÃO DA REPROVAÇAO DA PRESTAÇAO DE CONTAS em foco, referente á gestão econômica-financeira, patrimonial, operacional e contábil do exercício financeiro de 2009, de responsabilidade da Chefe do Executivo Municipal, MARIA GORETI DA SILVEIRA PINTO, uma vez que a partir da análise minuciosa da vasta documentação apresentada erigiu a definitiva conclusão de que se configuraram irregularidades relevantes onde o Poder Executivo Municipal descumpriu a Lei Orçamentária, irregularidades estas, tidas como insanáveis, haja configurar ato doloso de improbidade administrativa.

Com consequência, ratifico a opinião pela aplicação da LC 64/90 que foi alterada pela LC 135/2011, especialmente o disposto no art. 1° inciso I, “g”, deixando, por seu turno, a Senhora MARIA GORETI DA SILVEIRA PINTO inelegível para as eleições que se realizarem 8 (oito) anos seguintes.[...]".

A prefeita poderá reccorer na Justiça da Decisão:

Entenda pela ordem cronológica a analise e desaprovação das contas da prefeita Goreti Pinto

Veja aqui: http://vereadoresemacao.blogspot.com.br/

terça-feira, 22 de maio de 2012

 
Mais informações sobre o conteúdo Impressão
Imagem referente à propaganda.

Juíza da propaganda profere duas condenações por propaganda eleitoral antecipada e defere uma medida liminar do MPE

A juíza da propaganda Maria Neíze de Andrade Fernandes, titular da 3ª Zona Eleitoral, julgou procedente mais duas representações em matéria de propaganda eleitoral antecipada para as Eleições 2012, ajuizadas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Desta vez os sentenciados foram Luiz Almir Filgueiras Magalhães e João Maria de Souza Irmão, conhecido como “João da Saúde”.

Na ação contra Luiz Almir, o MPE alegou que a propaganda antecipada ficou caracterizada por meio de uma pintura de grandes dimensões contendo seu nome, em muro de um imóvel situado no bairro de Mãe Luiza. Já na representação contra João Maria, o MPE alegou ter ocorrido a propaganda antecipada mediante a distribuição e afixação de adesivos em carros e imóveis contendo a mensagem “João da Saúde”.
Nas duas sentenças, a juíza da 3ª Zona confirmou a liminar, condenando ambos a não fazer propaganda eleitoral extemporânea, consubstanciada na tutela específica inibitória de abstenção de utilizar o nome e/ou a imagem deles com finalidade de captação de eleitorado, além de pagamento de multa de R$ 5 mil para cada.

A juíza Maria Neíze também deferiu liminar pleiteada pelo Ministério Público Eleitoral, em desfavor do deputado estadual Hermano da Costa Moraes, por suposta propaganda eleitoral irregular. O MPE argumentou que o deputado participou de uma reunião na Cidade da Esperança com mais de 200 pessoas, a fim de discutir e divulgar a sua candidatura. A decisão da juíza determina que Hermano Moraes se abstenha de participar de qualquer tipo de evento, antes do dia 06 de julho de 2012, para divulgação de sua pré-candidatura ou candidatura às Eleições Municipais de 2012, sob pena de multa no valor de R$ 10 mil para cada evento dessa natureza que seja realizado.

As sentenças foram publicadas na edição desta terça-feira (22) do Diário da Justiça eletrônico (DJe).

fonte: www.tre-rn.jus.br
 
Mais informações sobre o conteúdo Impressão
Imagem do juiz jailsom leandro em Sessão

Prefeito de Caraúbas perde mandato por infidelidade partidária

Os juízes da Corte Eleitoral, em sessão ordinária na tarde de hoje (22), decidiram por unanimidade, julgar procedente ação de perda de cargo eletivo por desfiliação partidária, interposta pelo Ministério Público Eleitoral, que pretendia o reconhecimento de infidelidade por parte do prefeito de Caraúbas, Ademar Ferreira da Silva.

Nos autos do processo 837-11.2011, o peticionado argumentou que sua desfiliação do Partido Social Brasileiro (PSB) decorreu de grave discriminação pessoal, caracterizada por divergências partidárias, impossibilitando assim a sua permanência no partido.

Em seu voto, o juiz Jailsom Leandro, relator, primeiramente destacou que a jurisprudência do TSE e do próprio Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte entende que as divergências partidárias não configuram a grave discriminação pessoal, implicando assim, a não justa causa para desfiliação partidária. Além disso, verificou que houve desentendimentos entre o peticionado e o PSB, quanto à indicação do partido para a disputa da legenda nas eleições de 2012, uma vez que a candidatura era desejada tanto por Ademar Ferreira quanto pela presidente do partido. O magistrado entendeu que existiu divergências partidárias, mas não de discriminação pessoal e política de natureza grave, votando procedente pela perda do mandato de Prefeito outorgado a Ademar Ferreira da Silva. Os demais juízes acompanharam o relator integralmente.

Após a publicação do acórdão, no Diário da Justiça eletrônico (DJe), o TRE fará a comunicação oficial à Câmara Municipal de Caraúbas a fim de que seja empossado seu substituto.

Leia abaixo, na íntegra, o voto do relator do processo, juiz Jailsom Leandro.


VOTO

Submetida a matéria à apreciação do STF nos julgamentos dos Mandados de Segurança nº 26.602 , 26.603 e 26.604 , esse Tribunal entendeu aplicável o princípio da fidelidade partidária e determinou que o TSE regulamentasse o processo para decretação da perda do mandato eletivo daquele que violasse o referido princípio.

Destaque-se que nos mencionados julgados, o STF previu as hipóteses em que se legitimaria o voluntário desligamento partidário, sem que disso decorresse a necessária perda do mandato eletivo ocupado.

Nesse contexto, o TSE editou a Resolução n.º 22.610/2007, por meio da qual disciplinou o processo de perda de mandato eletivo e o de justificação de desfiliação partidária.

Previu, no artigo § 1º do art. 1º as hipóteses que caracterizam justa causa para a desfiliação partidária: I) incorporação ou fusão de partidos; II) criação de novo partido; III) mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário; e IV) grave discriminação pessoal.

No caso presente, aduz o peticionado que sua desfiliação decorreu de grave discriminação pessoal, caracterizada por divergências partidárias e por impossibilidade de ele permanecer no partido.

A jurisprudência do TSE e deste TRE é no sentido de que meras divergências partidárias não configuram a grave descriminação pessoal que caracteriza justa causa para desfiliação partidária.

Impõe-se verificar, pois, se a situação reportada nos autos caracteriza mera divergência partidária ou discriminação pessoal que, além de ser grave, deve ser de natureza política ou com potencial para produzir efeitos políticos.

Inicialmente, registro que o ônus da prova de que existiu justa causa para a desfiliação é do peticionado, pois a ele cabe a comprovação da existência de fato extintivo, impeditivo ou modificativo do direito de o partido originário postular a perda do cargo (interpretação do art. 8º da Resolução nº 22.610/2007). Ademais, descabe impor ao peticionante o ônus da produção de prova negativa (provar que inexistiu justa causa).

Apreciando a prova constante dos autos, em especial ouvindo e vendo os depoimentos pessoais, verifiquei que os desentendimentos que resultaram no pedido de desfiliação dizem respeito à indicação do partido para a disputa ao cargo de Prefeito nas eleições de 2012. Pois, enquanto o peticionado pretende a legenda para disputar a reeleição, a presidenta do partido deseja ser a candidata, afirmando inclusive que já era para tê-lo sido na eleição passada, quando se acabou indicando o peticionado, seu tio, por ter ela incorrido em dupla filiação partidária.

Consta dos depoimentos que a presidenta teria afirmado que no partido quem manda é ela, que ela teria resistido a marcar reuniões partidárias solicitadas pelo peticionado e que teria discutido gravemente com ele em reuniões políticas informais com os membros do Diretório que a apoiam, para as quais não o convidou.

Sentindo sua pretensão de candidatura ameaçada, o peticionado requereu sua desfiliação a tempo de poder disputar a eleição por outro partido.

Tenho entendido que a desfiliação partidária está justificada quando o detentor de mandato eletivo não tem perspectivas mínimas de obtenção de legenda no partido em que se encontra por divergências com a direção, estando esta em situação de verdadeiro caciquismo evidenciada pela impossibilidade real de disputa partidária. Em tais situações, em que há verdadeiro risco de morte política, não seria razoável impor a permanência do detentor de mandato no partido, estando caracterizada situação de estado de necessidade a justificar a desfiliação.

No caso presente, porém, não é essa a situação que se apresenta, eis que não há uma diferença de forças entre a presidenta do partido e o detentor de mandato que se retira a evidenciar uma situação de opressão em que os destinos estariam traçados, sem qualquer possibilidade de obtenção da legenda. Ele, prefeito municipal, detém, pelo cargo que ocupa, uma relativa força política que pode se opor à direção partidária e, em convenção, disputar a indicação. A situação concreta não evidencia estado de necessidade justificadora da desfiliação, segundo o meu entendimento, mas apenas conveniência política de evitar o risco de perder na convenção, em face da existência de divergências partidárias.

Caracterizada, no caso, existência de divergências partidárias, mas não de discriminação pessoal e política de natureza grave, eis que, permanecendo no partido, o peticionado poderia participar da convenção e nela disputar a indicação com alguma chance.

Diante do exposto, por não estar caracterizada justa causa para a desfiliação partidária, julgo procedente o pedido e decreto a perda do mandato de Prefeito do Município de Caraúbas-RN outorgado a Ademar Ferreira da Silva.

É como voto.

Natal, 22 de maio de 2012.
Juiz JAILSOM LEANDRO DE SOUSA
Relator
http://www.tre-rn.jus.br

segunda-feira, 21 de maio de 2012


CONGRESSO ELEITORAL FOI SUCESSO TOTAL

O I Congresso eleitoral, realizado pela turma do 4º período de Direito da Faculdade Evolução do Alto Oeste Potiguar - FACEP, foi sucesso de público, de excelentes palestrantes e especialmente de organização. 
Da nossa região, presenciamos os vereadores de Rodolfo Fernandes - Marcos Luiz (presidente da Câmara), Joarez Rego e a primeira secretária da Casa Vereadora Fátima Monteiro, o vereador e advogado Manoel Cavalcante, bem como o amigo Silvio; de Severiano Melo, O amigo Ivanaldo Candido o nosso Dadado (aluno do 4º período de Direito) Redijania Gomes, Elano Ferreira, postulante a uma vaga na Câmara Municipal de Severiano Melo nas eleições deste ano e também o Dr. Renato Gomes advogado jovem promissor na carreira com escritório na cidade de Pau dos Ferros.
O nível do palestrantes foi altíssimo e destaque para o ouro da nossa terra, o Juiz do Tribunal Regional Eleitoral Dr. Nilo Ferreira, o qual foi muito elogiado pelos demais palestrantes, Pós Doutor Paulo Lopo, Dr. Juiz Federal Arthur Cortês, Dr. Juiz Armando Holanda, o Juiz Eleitoral de Mossoró Dr. Herval Sampaio, Dr. Juiz Osvaldo Cândido da comarca de Pau dos Ferros e professor da FACEP e Dra Lígia Limeira - Diretora do Tribunal Regional Eleitoral do RN, Dr. Marcos Araujo nosso amigo e seu irmão Dr. Evans, Professores Facepianos e alunos, em especial da minha turma do 3º período de Direito.
O Congresso além de elevar o nível do debate sobre s legislação eleitoral, também mostrou amor e respeito a nossa cultura, com apresentações culturais como violeiros, sanfoneiro e humoristas de nossa região.
Poetas Luciano Fernandes e Gilson Pessoa
 Sanfoneiro que executou o Hino Nacional de forma belíssima

Show de Humor

 Dr. Marcos Araujo, Dr. Paulo Lopo coordenador do Curso de Direito da FACEP, Dr. Arthur Cortês, Diretora Genisa, Dr. Nilo e Professor Dr. João Milton - professor da FACEP.
Os temas foram os mais variados, desde a Lei da Ficha Limpa, condutas vedadas nas eleições, partidos políticos, participação da mulher na vida política brasileira, registro de candidaturas e outros mais de extrema importância não só para a classe política, mas para toda a sociedade que é a verdadeira guardiã dos bons costumes e da cidadania.
Um ponto do mais marcantes foi quando Dr. Herval Sampaio, juiz eleitoral da comarca de Mossoró falou que irá autuar o candidato e especialmente o eleitor que vender o seu voto.
Solicitamos de Dr. Herval o seu consentimento em transmitirmos os audío  dos seu programas de tv para reproduzirmos na FM BOM LUGAR, no intuito de alertarmos a população sobre as leis e regras que estas trazem para as eleições deste ano.
 Dr. Paulo Lopo Saraiva - coordenador e professor da FACEP
 Dr. Juiz do TRE Nilo Ferreira
 Dr. Nilo Ferreira e Dr. Evans Araujo
 Dr. Nilo autografa seu livro para o amigo Ivanaldo e seus colegas
 Redijania Gomes de Dra. Ligia Limeira - a força da mulher nas eleições
 Redijania e a vereador Fátima Monteiro a força feminina na política
Casal: Redijania Gomes e Elano Ferreira na busca por conhecimento
 Dr. Herval Sampaio
 Acadêmicos de Direito Ivanaldo Cândido e Elano Ferreira
 O amigo e colega Alcimar Toquato (São Miguel) com o irmão marçon Dr. Nilo Ferreira
Dr. Marcos Araujo e o professor  Dr. Marciel Sales

FONTE: www.fmbomlugar.blogspot.com

VEREADORES PARTICIPAM DE CONGRESSO ELEITORAL

Os Vereadores Marcos Luiz, Fátima Monteiro, Joarez Rego e Manoel Cavalcante, juntamente com o grande amigo Silvio participaram do I Congresso Eleitoral do Alto Oeste Potiguar, realizado nos dias 18 e 19/05 na Faculdade Evolução do Alto Oeste Potiguar - FACEP.
O congresso reuniu juristas e alto nível de conhecimento da legislação vigente e foi uma demonstração de toda a legislação eleitoral para este ano.
Da comarca de Apodi, apenas os vereadores de Rodolfo Fernandes se fizeram presentes ao evento.
 Vereador Joarez Rego, Assessor parlamentar Elano Ferreira e o presidente Marco Luiz 
 Vereadora Fátima Monteiro, Redijania Gomes, Marcos Luiz, Elano e Silvio
Fátima Monteiro e Silvio participação ativa no congresso

SESSÃO FOI ESVAZIADA

A sessão ordinária do dia 18/05, contava apenas com a presença de quatro vereadores, o que apesar de quorum para comunicações e debates, não poderia ser votada nenhuma matéria. Com a presença no plenário de quatro vereadores: Wilson Filho- PMDB, Enoque Ferreira - DEM, João Wadnio - PSD e Victor Mendonça- DEM, ausentes os demais vereadores, sendo que o presidente marcos Luiz - PPS, a primeira Secretária Fátima Monteiro - PPS e os vereadores Joarez Rego - PMDB e Manoel Cavalcante - PMDB, estavam participando do I Congresso Eleitoral realizado pela Faculdade Evolução do Alto Oeste Potiguar - FACEP, da turma do 4º período de direito e a vereadora Erinaide por motivo de trabalho.
O vice presidente Vereador Wilson Filho, ao chegar às 16:00 horas da tarde entrou no plenário para dar início a sessão e foi surpreendido pela estratégia do vereador Victor Mendonça que convocou o colega João Wadnio para se retirarem da sessão, o que impediria de a mesma ocorrer. Um ato segundo o vereador Wilson Filho de desrespeito não só aos colegas, mas principalmente ao povo e ao Regimento Interno da Casa  - relata o parlamentar.
Vereador Wilson Filho - PMDB

Enoque Ferreira - DEM

Wilson Filho diz que se sentiu juntamente com o colega Enoque Ferreira, rejeitado pelos dois colegas que sequer tiveram a dignidade de comunicar que iriam se ausentar. " Fui até a saída da Câmara para saber o que estava ocorrendo e o colega Victor disse simplesmente que iria embora, fiquei triste com essa atitude" comunicou o vereador Wilson Filho. 

João Wadnio - PSD
Victor Mendonça - DEM

segunda-feira, 14 de maio de 2012

COMISSÃO ESPECIAL FOI FORMADA

Atendendo a requerimento aprovado pelo plenário, a Mesa diretora da Câmara Municipal através de acordos de lideranças e aprovado por unanimidade compôs a comissão especial que irá atualizar o Regimento Interno da Câmara e a Lei Orgânica do Município.
Em votação amplamente democrática, foram escolhidos os vereadores: Manoel Cavalcante, Wilson Filho e Joarez Rego. A comissão terá sua primeira reunião na sexta feira 18/05 com a equipe de assessores da Câmara Municipal, onde na oportunidade escolherão o presidente e relator.

SESSÃO DO DIA 11 FOI MOVIDA POR DEBATES

A sessão ordinária do realizada no dia 11/05/2012, no plenário da Câmara municipal, foi bastante movimentada no tocante aos debates. O principal deles girou em torno da comemoração ao aniversário de emancipação do município, que completou 50 anos e diante disto o presidente da Casa Vereador Marcos Luiz disse estar triste com a atitude tomada pela direção da rádio comunitária - FM Maracajá, que se negou a divulgar, o convite do Executivo Municipal para que a população participasse da missa em ação de graças. O pronunciamento do presidente foi aprovado pelos demais vereadores que também se mostraram indignados com o ocorrido. Marcos disse que a atitude da diretoria fere os preceitos de difusão das rádios comunitárias e que vai buscar junto aos órgãos competentes os devidos esclarecimentos para que se opere dentro das normas as divulgações da rádio local.
Presidente Vereador Marcos Luiz - PPS 
O Vereador Manoel Cavalcante, disse que a rádio é comunitário e que deve atender a tudo que for em prol do povo. Disse ainda que as denuncias feitas nos casos relacionados a saúde pública pelos vereadores Victor e Erinaide devem ser fundamentadas e que se possa trazer ao plenário da casa do povo a secretária de saúde para esclarecer esses pontos, com relação a falta de carro para transportar um paciente, levada a plenário pelo vereador Victor Mendonça, Manoel disse que é impossível ter um carro para cada cidadão que precise, mas que o vereador Victor poderia lutar para que a ambulância da associação prestasse esse tipo de serviço, pois se todos querem o melhor para o povo que também trabalhem.
Vereador Manoel Cavalcante - PMDB
O vereador Wilson Filho se mostrou preocupado com a seca que  se apresenta na região e também com os produtores de caju que se encontram em abandono total e com seus produtos desvalorizados, também parabenizou todas as mães pela passagem do seu dia.
Vereador Wilson Filho - PMDB
O vereador Victor Mendonça. cobrou solicitou da mesa se havia recebido respostas ao seu requerimento, onde o mesmo solicita informações da empresa prestadora de serviços de coleta de lixo na cidade.
Vereador Victor Mendonça - DEM

sexta-feira, 11 de maio de 2012

REQUERIMENTO PARA RENOVAÇÃO DA LEI ORGÂNICA E REGIMENTO INTERNO

presidente Marcos Luiz
Presidente Marcos Luiz apresenta hoje Requerimento para criação de comissão especial para renovação e atualização do Regimento Interno da Câmara e a Lei Orgânica do município. A atualização se faz necessária devido os mesmos terem sido aprovados no ano de 1990 e 1991, onde a própria Constituição Federal já apresenta 67 emendas, o que torna extremamente necessária a atualização dos documentos internos da casa e a lei maior do município.
Além da Constituição Federal, nesse intervalo de tempo, já tivemos reforma administrativa, aprovação do novo código civil, e muitas outras leis foram aprovadas e sancionadas e que tem referencia direta com as duas matérias a serem atualizadas.

CONVENÇÃO PMDB DE SEVERIANO MELO


PMDB FARÁ CONVENÇÃO NESTE DIA 13/05

O PMDB de Severiano Melo, fará sua convenção no próximo domingo dia 13,
segundo  Edital publicado pela Comissão provisória local que tem na sua
presidência o Vereador Derimar Barra tendo como vice o vereador Nildo Moura. 
Segundo conversa que tivemos com o vereador Derimar, estão
confirmadas as presenças do Deputado Federal Henrique Alves,
do Deputado Estadual Gustavo Fernandes e do ex deputado
Elias Fernandes, além de estarem aguardando a posição do
Senador/Ministro Garibaldi Alves.
A convenção já mostra a força do PMDB renascendo em nosso município.

Deputado Federal Henrique Alves

Deputado Estadual Gustavo Fernandes

 Lideranças locais de diversos partidos também se farão presentes 
na solenidade de convenção do PMDB local, que conta com 
o apoio de líderes partidários do nosso município.  

quarta-feira, 9 de maio de 2012

 
Mais informações sobre o conteúdo Impressão
Foto nova sede do TSE julho de 2011.

TSE e OAB firmam parceria para aplicação da Lei da Ficha Limpa em 2012

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, se reuniu na manhã desta terça-feira (8) com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, e com os presidentes das seccionais da OAB de todos os Estados para propor uma parceria que garanta a aplicação da Lei da Ficha Limpa (LC 135/2010) durante as Eleições 2012.

De acordo com a ministra, a proposta é que a OAB atue em cada Unidade da Federação em parceria com os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para conscientizar o cidadão de que a aplicação da lei depende dele, pois “todas as leis do mundo não substituem a honestidade e a dignidade de cada pessoa ”. Segundo a ministra, o foco deve ser o cidadão porque é ele que vota e que é autor da sua história. “Portanto, com o voto limpo, temos a garantia da aplicação da Lei da Ficha Limpa e a concretização dos objetivos da legislação nova. É uma mudança de costumes no Brasil, que é possível a partir dessa lei, feita exatamente por meio de iniciativa popular. Nós esperamos que nessa eleição cada cidadão seja realmente aquele que aplica a Lei da Ficha Limpa, votando limpo”, destacou a ministra Cármen Lúcia. Ela acrescentou ainda que o objetivo é “que todo voto, em cada rincão deste país, seja um voto comprometido com o interesse de todos, com o interesse que se sobrepõe, que é o interesse público. E, desse jeito, nós teremos a aplicação da Lei da Ficha Limpa em todo o Brasil”.

O presidente da OAB Ophir Cavalcante afirmou ter “certeza de que essa parceria entre OAB e Justiça Eleitoral, por meio do TSE, será exitosa”. Ele destacou que a Ordem tem atuação em mais de mil lugares no Brasil inteiro e pode levar essa conscientização aos eleitores. Destacou também a necessidade de que a Justiça Eleitoral e a Justiça comum sejam efetivas e céleres, uma vez que a aplicabilidade da Lei da Ficha Limpa está atrelada às decisões judiciais. “Vamos exigir, vamos conscientizar, entretanto, é necessário que a Justiça seja efetivamente célere a fim de que possa então decidir quem é ou não Ficha Limpa”, disse. Segundo ele, a proposta é engajar a OAB com os TREs dentro de um sistema de defesa do cidadão, sistema em que se possa trabalhar também com as escolas de ensino fundamental e ensino médio, levando essa consciência cívica e, sobretudo, fiscalizando os partidos políticos para que eles escolham bem seus candidatos. “Aqueles que não têm ficha limpa não devem concorrer às eleições”, asseverou o presidente da OAB. Visita aos TREs A ministra afirmou ainda que pretende ir a todos os 26 Estados para visitar os TREs e, nessas oportunidades, se reunir com cada uma das seccionais para estreitar a parceria e torná-la ainda mais consistente.


* Com informações Agência de Notícias da Justiça Eleitoral

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE CAJUCULTURA

Está agendada para o dia 11 de junho do corrente ano, a audiência pública para debater a cajucultura. O Deputado Gustavo Fernandes, deu total apoio a idéia a ele levada pelo engenheiro agrônomo Elano Ferreira, onde na oportunidade estavam presentes o vereador Bruno Melo e o agropecuarista Raimundo Alves. Elano em conversa com a assessoria do deputado, que inclusive conta com um engenheiro agrônomo, debateu a a atual situação da cajucultura, e o assunto foi levado a pauta tão logo o Deputado chegou ao seu gabiente na Assembléia Legislativa.
A atual situação do setor foi colocada em debate e de pronto o jovem deputado abraçou a causa, tornando-se o primeiro deputado "Zé do Caju" no Rio Grande do Norte. Os convites para as autoridades competentes serão enviados pelo gabinete od deputado, mas aqui fica o nosso convite a todos os internauta que puderem repassar esta data para os produtores de caju, secretarias municipais de agricultura, cooperativas, associações, enfim todas as instiuições que lidem com a cajucultura.
Precisamos lotar o plenario da assembléia para mostarmos nossa força. Na ocasião estarão presentes, representantes do governo do estado, emater, emparn, sebrae, federação da agricultura, industriais e especialmente produtores rurais.
Nossos agradecimentos ao deputado "Zé do Caju", Gustavo Fernandes, pelo apoio a nossa causa. Mais uma etapa que travamos na luta por melhorias na cajucultura do nosso Estado.
Deputado Gustavo Fernandes - PMDB - o Zé do Caju na AL do RN.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Sessão Ordinária do dia 27/04/2012

Sob a Presidência do Vereador Marcos Luiz, a sessão ordinária contou com a presença de sete vereadores, e teve como matéria de pauta o projeto de lei nº. 006/2012 do Executivo Municipal que dispõe sobre o programa de assistência social no município, que foi enviado a comissão de justiça e de redação para análise; como matéria do legislativo foi aprovado o requerimento de nº. 005/2012 de autoria do vereador Victor Mendonça que solicita do Executivo a presença do carro fumacê na cidade.
Vereador Victor Mendonça - DEM
O vereador Manoel Cavalcante recebeu do Executivo Municipal resposta do seu requerimento sobre a construção de casas populares. O vereador afirma que toda e qualquer dúvida que venha a existir fará os devidos questionamentos ao Executivo, e agradece a prefeita por enviar resposta ao seu requerimento, pois só assim as dúvidas serão dirimadas.
Vereador Manoel Cavalcante -PMDB
O presidente Marcos Luiz aguarda resposta de alguns órgãos estaduais sobre solicitações de serviços enviados aos mesmos para melhorias na cidade e zona rural. Na CAERN o vereador solicitou a implantação da tarifa popular nas contas de água e , também de estudo para a religação do abastecimento de água da adutora proveniente dos poços de Apodi; na Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, foi feita solicitação para a limpeza da parede do açude do Riachão que abastece a cidade. No Departamento de Estradas e Rodagens a construção de dois redutores de velocidade na RN que interliga a BR 405 a cidade nas proximidades da propriedade do senhor Elias.
Presidente Marcos Luiz