Admiro a presteza com que algumas pessoas se tornam algozes de outras sem no entanto demonstrar seu verdadeiro interesse, a obscuridade por trás de seus atos. Admiração reprovativa se é que assim podemos chamar. Por exemplo, conheci pessoas em Rodolfo Fernandes que até meados do ano de 2011, elogiavam a administração da Prefeita Bernardete Rego e a atual gestão desta Casa do Povo, no entanto, foge-nos o entendimento da aversão que hora esses dois poderes causam a estas pessoas. No entanto, acredito e admito estar certo de que isto faz parte da democracia e do "amadurecimento" de determinados cidadãos. mas esclareço como Assessor Parlamentar que a íntegra dos trabalhos legislativos, em nenhum local, exceto se fugir do meu humilde conhecimento é transcrito. Se observarmos no congreso nacional há o resumo dos atos e em locais específicos estão os projetos e demais matérias legislativas, mas devemos ter a noção de que a diferença dos recursos disponíveis para este tipo de transparência não dá para comparar.
Desta feita, acredito ser de interesse da população participar das sessões e verificar "in loco" os trabalhos de cada parlamentar. O intuíto deste espaço e levar ao povo o que está ocorrendo na câmara municipal, incentivando para mais e mais pessoas passem a assitir as sessões.
No entanto, se realmente há a demanda citada pela transparência e publicação de tudo que ocorre nas sessões, então vamos todos usar do direito de ter as sessões transmitidas via FM COMUNITÁRIA que se formos buscar na legislação pertinente as difusão das rádios desse tipo é de direito da população em ser informada de toda e qualquer ato que lhe diga respeito e que esteja dentro de cunhos culturais, educativos, democráticos e que permitam a todos o direito democrático a informações.
Acredito que a atual gestão da Casa do Povo está sim fazendo história, permitindo neste espaço a divulgação dos atos normativos do legislativo, o que está de comum acordo com o princípio da publicidade previsto inclusive na Constituição Federal. Há também toda uma transparência e o livre acesso de qualquer cidadão aos documentos da câmara, inclusive requerimentos, projetos, indicações, enfim toda e qualquer proposição seja do legislativo ou do executivo. Ao nosso ver o que falta é o devido interesse para acompanhar os trabalhos e fazer as devidas comparações.
É livre o acesso do povo a sua casa, só não vai quem não quer ou quem não reside no município. Mas lembrem-se: "todo o poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido". É garantia constitucional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário